Pular para o conteúdo principal

TOCARE | Indústria Nacional de Equipamentos para Monitoramento da Saúde

“Já trabalho com outra marca”:

por que isso não encerra a conversa sobre marca própria

Quando uma rede, associação ou franqueadora apresenta um projeto de marca própria aos seus associados, uma das respostas mais comuns é:

“Já trabalho com outra marca e ela vende bem.”

À primeira vista, parece uma objeção difícil de superar.

Se o produto atual tem giro, o consumidor conhece a marca e a equipe está acostumada a vendê-lo, por que mudar?

A resposta começa por uma distinção importante:

trabalhar marca própria não significa necessariamente abandonar uma marca que já funciona.

E talvez seja justamente aí que muitas conversas sobre marca própria começam de maneira errada.

O objetivo não deveria ser convencer o varejista a destruir uma categoria que já possui sell-out.

Deveria ser ajudá-lo a entender quanto valor daquela categoria ele está construindo para terceiros — e quanto poderia começar a construir para o próprio negócio.

A verdadeira objeção não é “já tenho uma marca”

Na maioria dos casos, existe algo por trás dessa frase.

O empresário está dizendo:

“Tenho medo de trocar algo que funciona por algo que ainda não sei se vai funcionar.”

É uma preocupação legítima.

A marca atual já possui histórico.

O vendedor conhece.

O consumidor reconhece.

Existe previsibilidade.

Portanto, apresentar marca própria como uma escolha binária —

marca nacional ou marca própria

— provavelmente aumenta a resistência.

A discussão mais madura é:

qual deveria ser o papel de cada marca dentro da categoria?

Esse raciocínio está alinhado inclusive às pesquisas mais recentes da NielsenIQ. A empresa defende que crescimento de marca própria não precisa acontecer necessariamente às custas das marcas tradicionais e que uma arquitetura bem construída pode permitir que ambas coexistam e contribuam para o crescimento da categoria.

Isso muda completamente a conversa.

A marca conhecida pode continuar na gôndola

Imagine uma farmácia que já venda bem determinada marca de glicosímetro.

O proprietário pode continuar atendendo consumidores que procuram aquele produto.

Pode continuar mantendo as tiras necessárias para clientes que já utilizam aquele sistema.

Pode preservar a venda existente.

Ao mesmo tempo, pode começar a construir outra estratégia para novos consumidores, campanhas, recomendações e oportunidades de conversão.

Gradualmente, a marca própria pode conquistar participação.

5%.

10%.

20%.

30%.

Talvez mais.

Não existe obrigação de substituir tudo imediatamente.

Existe a possibilidade de administrar a migração.

E isso reduz muito o risco percebido pelo empresário.

A pergunta deixa de ser “qual marca vou tirar?”

Passa a ser:

“Qual participação da categoria queremos que nossa própria marca conquiste?”

Essa é uma pergunta muito mais estratégica.

Imagine que uma rede venda 10 mil unidades por mês em determinada categoria.

Hoje, praticamente todo esse volume pertence a marcas de terceiros.

Isso significa que existe demanda comprovada.

Existe consumidor.

Existe sell-out.

Existe equipe vendendo.

Existe uma categoria funcionando.

Portanto, paradoxalmente, dizer que “já trabalho com uma marca que vende” pode ser justamente uma das melhores evidências de que vale estudar uma marca própria.

O mercado já foi validado.

A discussão deixa de ser se existe demanda.

Passa a ser:

quanto dessa demanda faz sentido capturarmos para uma marca que pertence ao nosso ecossistema?

E isso não significa que a marca tradicional perdeu importância

As marcas conhecidas possuem ativos poderosos.

Reconhecimento.

Histórico.

Confiança.

Comunicação.

Preferência.

Em saúde, isso é ainda mais relevante.

Pesquisa da NielsenIQ mostra que marcas tradicionais continuam tendo vantagem de confiança e percepção de eficácia em algumas categorias, especialmente saúde e beleza.

Ignorar isso seria um erro.

Marca própria forte não deveria tentar vencer simplesmente fingindo que esse patrimônio não existe.

Ela precisa construir o seu.

A boa notícia é que a percepção do consumidor sobre marca própria mudou profundamente.

Em estudo global divulgado pela NIQ em 2026, 68% dos consumidores disseram considerar marcas próprias boas alternativas às marcas nacionais, enquanto 58% afirmaram que, em muitas situações, não se importam se o produto é de marca nacional ou própria — procuram aquilo que atende melhor à necessidade.

A questão, portanto, não é simplesmente:

“O consumidor aceita marca própria?”

Cada vez mais, sim.

A questão é:

“O que fará ele confiar na minha?”

A confiança da rede pode ajudar a construir a confiança do produto

Aqui existe uma vantagem que algumas empresas subestimam.

Uma rede regional, associação ou franquia pode ainda não possuir uma marca de produtos nacionalmente conhecida.

Mas possui algo importante:

uma relação com seus clientes.

O consumidor já entra naquela farmácia.

Já conversa com aquela equipe.

Já recebe recomendações.

Já confia naquela empresa para adquirir produtos relacionados à sua saúde.

Essa confiança pode ser transferida progressivamente para uma marca própria — desde que o projeto tenha qualidade e a organização esteja preparada para sustentá-lo.

É por isso que marca própria não deveria ser vista apenas como “um produto mais barato com nosso nome”.

Como vem defendendo Neide Montesano, presidente da ABMAPRO, marca própria forte precisa ser construída com qualidade, propósito e gestão; o problema não está na existência de marcas tradicionais fortes, mas em projetos próprios tratados apenas como troca de rótulo ou alternativa de menor preço.

O consumidor não precisa deixar de confiar na marca que conhece.

Ele precisa ganhar uma nova opção em que também possa confiar.

Mas por que fazer esse esforço se a outra marca já vende?

Porque existe uma diferença entre vender o produto de alguém e construir um ativo próprio.

Toda vez que a farmácia vende uma marca de terceiros, ela gera faturamento e margem.

Isso é positivo.

Mas a construção da marca continua pertencendo principalmente ao fabricante.

A comunicação fortalece aquela marca.

A experimentação fortalece aquela marca.

A recompra fortalece aquela marca.

E o consumidor normalmente poderá encontrá-la em outros estabelecimentos.

Com uma marca própria ou exclusiva, parte dessa dinâmica muda.

Cada experiência positiva também fortalece um ativo vinculado ao próprio varejista.

É por isso que especialistas em private label tratam cada vez mais marca própria como instrumento de diferenciação, identidade e fidelização, e não simplesmente como alternativa de preço. A NIQ observa inclusive que marcas próprias deixaram de competir apenas no segmento econômico e passaram a atuar também em propostas mainstream e premium.

Em categorias recorrentes, essa diferença fica ainda mais evidente

Considere novamente a glicemia.

A primeira venda pode ser um aparelho.

Mas aquela relação não termina ali.

O consumidor continuará utilizando tiras reagentes compatíveis com seu sistema.

Portanto, existe uma diferença estratégica importante entre conquistar apenas uma venda de equipamento e conquistar uma relação de recompra.

Se o consumidor utiliza uma marca amplamente distribuída, poderá comprar as tiras em vários estabelecimentos.

Marketplace.

Farmácia concorrente.

Outra rede.

Outros canais.

Quando a rede constrói um sistema próprio ou exclusivo e garante abastecimento adequado, existe a possibilidade de concentrar uma parcela maior dessa recorrência dentro do seu próprio ecossistema.

É por isso que a análise econômica não deveria terminar na margem do primeiro pedido.

Ela precisa considerar:

aquisição + recompra + recorrência + retenção.

“Mas eu já tenho clientes usando a marca atual”

Perfeito.

Eles não precisam ser abandonados.

Esse é outro erro comum na discussão.

Clientes que já possuem determinado equipamento continuarão precisando dos respectivos consumíveis.

A farmácia pode continuar atendendo essa base.

A migração pode acontecer progressivamente.

Por exemplo, a rede pode priorizar sua estratégia própria na entrada de novos consumidores, em campanhas específicas, em ações promocionais e nas recomendações para quem ainda vai escolher um sistema.

Ao longo do tempo, a composição da categoria muda.

Não por imposição.

Por construção.

A gôndola pode ter as duas marcas. A estratégia não precisa tratá-las igualmente.

Esse é provavelmente um dos conceitos mais importantes.

Coexistência de produtos não significa ausência de estratégia.

Uma rede pode trabalhar:

a marca líder que gera tráfego;

uma alternativa de entrada de preço;

uma opção premium;

e sua própria marca como produto estratégico.

Cada uma ocupa um papel.

A NielsenIQ chama atenção justamente para essa possibilidade de “harmonia na gôndola”: marcas tradicionais e próprias podem desempenhar funções diferentes e até ampliar o valor total da categoria quando a arquitetura é bem desenhada.

Portanto, a pergunta para o varejista não deveria ser:

“Qual delas ficará?”

Mas:

“Qual função cada uma terá?”

Marca própria precisa merecer a recomendação

Existe, porém, uma condição importante.

Não basta decidir internamente que a equipe deve vender determinada marca porque ela gera mais margem.

O vendedor precisa ter argumentos.

E o consumidor precisa perceber valor.

Qualidade.

Segurança.

Garantia.

Características.

Custo-benefício.

Disponibilidade.

Pós-venda.

Confiança.

É justamente por isso que uma marca própria mal construída pode produzir o efeito contrário ao desejado.

Se o produto decepciona, quem colocou sua reputação em jogo foi a própria rede.

A marca nacional pode carregar o nome de outra empresa.

A marca própria carrega diretamente a promessa do varejista.

Por isso, o rigor precisa ser maior, não menor.

A resistência do franqueado também não se vence apenas com margem

Quando uma franqueadora ou associação apresenta um projeto aos seus integrantes, é tentador começar por:

“Você ganhará mais nesse produto.”

É um argumento importante.

Mas frequentemente insuficiente.

O franqueado precisa entender o projeto completo.

O benefício não está apenas na margem unitária.

Está também em construir diferenciação frente à farmácia vizinha.

Em diminuir comparação direta de preço.

Em possuir uma solução que não seja exatamente igual à de todos os concorrentes.

Em capturar recorrência.

Em fortalecer a identidade do grupo.

E em transformar a escala coletiva da rede em vantagem comercial para cada unidade individual.

A marca própria funciona quando o associado deixa de enxergá-la como:

“um produto que a central quer que eu compre”

e começa a enxergá-la como:

“um ativo que pode fortalecer a minha própria farmácia.”

Essa mudança de percepção é decisiva.

E a central precisa assumir a responsabilidade por essa mudança

Não é razoável simplesmente enviar uma tabela e esperar adesão.

Principalmente quando o franqueado já possui outra marca com histórico de venda.

Ele precisa compreender:

por que o projeto existe;

qual é a oportunidade;

como será a migração;

qual margem pode gerar;

como funcionará o abastecimento;

como será o treinamento;

quais campanhas existirão;

que suporte receberá;

e como os resultados serão acompanhados.

A objeção diminui quando a incerteza diminui.

E isso acontece com informação.

Um projeto piloto pode ser mais convincente do que uma apresentação

Existe outro caminho particularmente eficaz em grupos grandes.

Nem sempre é necessário convencer 100% da rede imediatamente.

É possível começar com unidades mais abertas à estratégia.

Criar uma primeira base.

Treinar.

Executar.

Medir.

Comparar.

Mostrar resultado.

Quando outros empresários começam a enxergar colegas vendendo, recomprando e obtendo margem, a discussão deixa de ser exclusivamente conceitual.

Passa a existir prova interna.

Uma boa marca própria pode ganhar força de dentro para fora.

Primeiro alguns acreditam.

Depois os resultados fazem o restante da rede prestar atenção.

O primeiro objetivo não precisa ser substituir a líder

Pode ser muito mais inteligente estabelecer uma meta alcançável.

Imagine uma marca própria iniciando praticamente em 0%.

Em vez de declarar:

“Queremos substituir a marca líder.”

a organização pode estabelecer:

“Queremos alcançar 10% da categoria.”

Depois 15%.

Depois 20%.

A cada etapa, acompanha:

sell-out;

margem;

recompra;

satisfação;

ruptura;

adesão das lojas;

participação.

A estratégia amadurece junto com os dados.

Esse processo reduz risco e permite correção.

O paradoxo: já vender outra marca pode ser uma vantagem

No final, existe uma inversão interessante.

Quando o franqueado diz:

“Não sei se vou trabalhar porque já vendo muito dessa categoria.”

talvez a resposta seja:

é justamente por isso que vale analisar.

Uma categoria sem volume oferece pouca informação.

Uma categoria que já gira oferece histórico.

Mostra demanda.

Revela marcas.

Mostra preço.

Permite calcular margem.

Mostra frequência.

Indica quais lojas têm maior potencial.

Permite estabelecer uma meta realista.

Ou seja:

o sell-out existente não é necessariamente uma barreira para a marca própria. Pode ser o ponto de partida.

Não é sobre substituir uma marca. É sobre começar a construir a sua.

Marcas nacionais e marcas próprias podem coexistir.

Consumidores diferentes terão preferências diferentes.

Alguns continuarão escolhendo a marca conhecida.

Outros experimentarão uma nova proposta.

E isso é saudável.

A mudança estratégica acontece quando o varejista deixa de ser apenas o espaço onde as marcas dos outros são construídas e começa também a construir um ativo próprio.

Não precisa acontecer de uma vez.

Mas precisa começar em algum momento.

A pergunta, portanto, não deveria ser:

“Já temos uma marca que vende. Por que mudar?”

Talvez seja:

“Se essa categoria já vende tão bem, quanto dela poderíamos transformar em valor para a nossa própria marca?”


Marca própria começa com uma decisão de categoria

Na TOCARE, acreditamos que uma estratégia de marca própria sustentável deve partir de dados reais de sell-out, uma definição clara de participação e uma execução planejada.

Não é necessário destruir aquilo que já funciona.

É possível construir uma transição.

Preservar consumidores.

Testar.

Medir.

Treinar a equipe.

Gerar experimentação.

Acompanhar recompra.

E conquistar participação progressivamente.

A marca concorrente já vender bem não encerra a conversa.

Muitas vezes, é justamente o dado que mostra que existe uma categoria relevante o suficiente para começar uma estratégia própria.

Sua rede ou associação já possui volume relevante em categorias de monitoramento da saúde?

A TOCARE atua no desenvolvimento e fabricação de dispositivos médicos e em projetos de marca própria para o varejo farmacêutico.

Antes de falar em produção, o primeiro passo pode ser analisar a categoria, o sell-out existente e o potencial de participação de uma solução própria.

Fale com nosso time comercial.